A economia verde é um tema que ganha cada vez mais força, já que o mundo sente as consequências das mudanças climáticas e a escassez dos recursos naturais.
Mas o que significa economia verde?
Segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a economia verde pode ser definida como sendo “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".
Para que haja uma economia verde, o aumento da renda e das vagas de trabalho deve ser estimulado por investimentos públicos e privados que diminuam a poluição, aumentem a eficiência energética e previnam perdas de biodiversidade. Nesse tipo de economia, o desenvolvimento deve manter, aprimorar e reconstruir bens naturais, vendo-os como um bem econômico e como uma fonte de benefícios, principalmente para a população de baixa renda, cujo sustento depende da natureza.
O que a economia verde faz?
- investe no bem-estar social, como o respeito a direitos trabalhistas, jovens e mulheres, e em tecnologias inovadoras, que promovam baixa emissão de carbono;
- apoia políticas públicas em prol das necessidades sociais e ambientais;
- não mede o progresso apenas pelo produto interno bruto (PIB) mas também por indicadores sociais e ambientais.
Como podemos ajudar?
- Corte o exagero nas compras. Depois veja o que mais você pode fazer, como adquirir produtos que tem refil;
- Opte por aqueles com certificações ambientais e sociais;
- Seja qual for sua profissão, fique antenado nas questões de sustentabilidade. Cada vez mais, farão parte do seu dia a dia no trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário